Um planejador financeiro com certificação CFP® é um agente que auxilia na organização de finanças pessoais. Esse tipo de profissional é habilitado a dar suporte necessário para que indivíduos e famílias façam uma gestão melhor de seus patrimônios.
O que é a certificação CFP®?
A Certificação CFP® (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de distinção que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal. No Brasil, a entidade certificadora é a Planejar Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, afiliada à Financial Planning Standards Board – FPSB, criada no ano de 2000, sem fins lucrativos, que tem como missão elevar o padrão de planejadores pessoais no país. A FPSB é a entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo, mais especificamente em 26 países.
A Planejar adaptou o Programa Detalhado do Exame de Certificação CFP® aos padrões e à legislação brasileira, de forma a testar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional em uma gama extensa de produtos e serviços, do mercado brasileiro e internacional.
Requisitos para tirar o CFP®
Para ser considerado certificado, é preciso que o candidato seja aprovado em uma prova aplicada pela associação. Também é necessário que se enquadre em alguns requisitos:
- Ter experiência mínima de 3 anos nas atividades de finanças para pessoas físicas (ou 1 ano se for uma experiência supervisionada);
- Ser formado em curso superior reconhecido pelo MEC;
- Aderir ao código de ética da Planejar.
O tempo de experiência deve ser realizado no atendimento a pessoas físicas. As áreas admitidas são: planejamento financeiro, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal e planejamento sucessório.
A prova é composta de 140 perguntas de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. Pode ser realizada em apenas um dia ou em módulos, que devem ser completados em até 24 meses. O tempo de duração do exame é de 7 horas e 5 minutos. O preço da certificação CFP® é R$ 1.300 para a prova em um dia, ou R$ 350 por módulo.
O aproveitamento mínimo é de 70% de acertos, sendo que deve ser atingida a marca de pelo menos 50% dentro de cada módulo.
Outro requisito, nesse caso para a manutenção do certificado, é o de se completar pelo menos 30 créditos em educação continuada a cada dois anos.
Qual o conteúdo da prova CFP®?
Os conteúdos exigidos na prova são divididos nas áreas de:
- Planejamento sucessório (53 questões);
- Gestão de risco e seguros (27 questões);
- Planejamento de Aposentadoria (18 questões);
- Planejamento fiscal (15 questões);
- Gestão de Ativos e investimentos (14 questões);
- Planejamento financeiro e ética (13 questões).
Para um bom desempenho na prova, o candidato à certificação precisa estudar. Por isso, existem cursos preparatórios na modalidade online e presencial para treinar os interessados. O curso para planejador financeiro também serve para atualizar os profissionais já certificados.
Conclusão
Para obter a certificação é necessário tempo para estudo, mas também experiência. É uma combinação de competências. Assim, o prestígio profissional ao conquistar a certificação CFP® influencia positivamente na carreira do planejador financeiro. Afinal ele é um profissional com conhecimento reconhecido e que segue um código de ética.
Outro ponto importante para destacar nesta profissão é que os clientes de um planejador financeiro desfrutam de confidencialidade. Por isso, a importância do certificado, pois ele é quem ajuda os possíveis clientes do planejador a encontra-lo.
Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/certificacao-cfp/