A expansão do ensino a distância (EAD) no Brasil

O ensino a distância não é uma novidade no Brasil, esta modalidade ganha cada vez mais adeptos e cresce de forma importante, pois apresenta alguns diferenciais que influenciam diretamente na vida das pessoas que buscam por aprendizado. Tais como:

A flexibilidade de tempo para estudar. Podendo encaixar os estudos na rotina (e não o contrário), o aluno EAD pode aproveitar melhor seu tempo e conciliar os horários de estudo com o trabalho, cuidados com a casa, filhos, etc.

Esse é um diferencial e tanto para quem tem uma vida atribulada e não pode abrir mão do emprego para fazer um curso.

fator econômico. Os cursos EAD normalmente têm preços mais baixos que os cursos presenciais, pois conseguem distribuir seus custos por uma quantidade muito maior de alunos, além de não implicarem em custos de estrutura física e outros insumos utilizados para os presenciais.

deslocamento. Realizar um curso a distância ainda traz a vantagem de poupar um bom tempo para deslocamentos e riscos inerentes a eles, melhorando a sua qualidade de vida.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a educação à distância (EAD) terá mais matrículas do que o ensino presencial até 2023. A previsão é do estudo “Um ano do Decreto – EAD” – O impacto da educação a distância na expansão do ensino superior.

Ainda sobre o ensino superior é importante saber que o MEC atribui a um curso EAD o mesmo “valor” de um curso presencial.

Outro fator relevante é que com o surgimento das novas tecnologias aplicadas à educação, este mercado vem apresentando uma série de inovações, como por exemplo a utilização de realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas.

É fácil acessar todos os conteúdos das aulas, de qualquer lugar com conexão à internet. Videoaulas, apostilas, fóruns, chats, interações com tutores e professores – tudo está à mão 24 horas por dia.

Perfil do aluno EAD

Os cursos à distância alcançam alunos de todas as idades, que buscam crescer em suas carreiras e alcançar uma melhor oportunidade no mercado de trabalho. A busca por especializações, cursos que complementam conhecimento, cursos preparatórios para certificações profissionais e concursos, fazem com que, cada vez mais os alunos se adaptem a esta modalidade.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?