Certificações ANBIMA

CERTIFICAÇÕES ANBIMA

Como prometemos na semana passada, hoje iremos abordar as certificações ANBIMA. Entre suas responsabilidades em educar o mercado em que atua, a ANBIMA qualifica profissionais da área através de certificações.

Hoje a ANBIMA possui quatro certificações obrigatórios para determinadas funções dentro das instituições financeiras. São Elas:

Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA – 10)

A CPA-10 tem a função de certificar todos aqueles profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento diretamente ao público de agências bancárias ou suporte de atendimento. Ela é considerada a certificação mínima que você terá que ter para começar a sua carreira no mercado financeiro.

Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 (CPA – 20)

Já a CPA-20  é a certificação para os profissionais que atuam na venda de produtos de investimento, tendo como público-alvo os clientes de alta renda, como Private (clientes que tenham um capital, normalmente, acima de R$ 1 milhão), Corporate (empresas) e Investidores Institucionais (bancos, fundos, seguradoras, etc.). São profissionais que também realizam a distribuição em agências ou plataformas de atendimentos, mas para um público específico.

Vale lembrar que, a partir do momento em que você obtém o CPA-20, automaticamente você pode exercer todas as atividades incluídas na CPA-10.

Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA)

A CEA certifica profissionais que desempenham a função de assessoria dos gerentes responsáveis pelas contas de investidores pessoas físicas, indicando produtos de investimento e até mesmo oferecer esses produtos diretamente aos clientes.

Conquistando a certificação CEA, é possível realizar as atividades abrangidas no CPA-10 e no CPA-20, sendo a certificação de maior patamar entre as três.

Podemos perceber que se trata de uma escada, onde os níveis de conhecimento e qualidade vão ficando cada vez maiores ao decorrer das certificações que deseja alcançar, isso é algo muito positivo, pois você consegue mensurar a evolução de suas competências no mercado de trabalho.

Outro ponto interessante é que nessa escada você não, necessariamente, precisar subir degrau por degrau, podendo acelerar essa subida. Mas isso é assunto para o nosso próximo post.

Fique Ligado!

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?