Como estudar para o exame da ANBIMA?

No post de hoje vamos abordar um tema no qual, muitos que irão realizar o exame da ANBIMA possuem diversas dúvidas e incertezas, principalmente se for realizar o exame para a sua primeira certificação.

Por isso hoje vamos procurar ajudar você, que está sentido aquela insegurança pré exame, com 5 dicas de como se preparar para esse dia.

Dica nº 1 – Planejamento dos Estudos

A partir do momento que você decidiu que vai realizar o exame para certificação, o primeiro passo tem que ser realizar um planejamento de como serão seus estudos.

Escolha um curso preparatório bom, que te forneça outras ferramentas além do conteúdo apenas, como por exemplo a tutoria. Busque não estudar apenas pela apostila, pois se trata de um conteúdo maçante, onde é muito mais difícil de se absorver as informações.

Separe um horário fixo no seu dia para os estudos. É de suma importância que você entenda que é preciso foco, sacrificar algumas de suas atividades de lazer será necessário durante o período preparatório.

Dica nº 2 – Releia os módulos de maior peso no exame

Como apresentamos no post Como São As Provas os conteúdos de estudo têm pesos diferentes no exame, por isso, após você realizar o estudo de todo o conteúdo e finalizar o curso, volte naqueles que possuem maior peso no exame, pois você dominando esses conteúdos, suas chances de ir bem no exame só aumentam.

Dica nº 3 – Resolva Simulados

Além de estudar o conteúdo do exame, é necessário que você se coloque a prova, isto é, teste os conhecimentos que foram adquiridos nos estudos. Para isso, nada melhor de que realizar simulados, resolva o máximo de questões que puder, veja como está seu desempenho nesses simulados, como o próprio nome já diz, eles simulam os exames, logo o resultado no exame será um reflexo dos resultados obtidos nos simulados.

Dica nº 4 – Marcando a data do exame

Pode parecer que marcar a data para realizar o exame é algo que não irá influenciar no seu desempenho, mas sim! Há alguns pontos a serem pensados por trás dessa decisão.

Como por exemplo o horário que irá marcar, muitos marcam para realizar o exame após o trabalho ou no meio do horário de trabalho, isso pode abrir margem para que alguma situação de estresse que você passe no trabalho, interfira na sua preparação mental.

Outro ponto para se tomar cuidado é o intervalo de tempo entre terminar os estudos e realizar o exame. Não deixe para fazer fazê-lo com um intervalo muito grande do momento em que você parou de estudar, pois o seu cotidiano neste intervalo irá fazer com que esqueça alguns pequenos pontos do conteúdo, pontos esses que podem ser decisivos na sua nota do exame.

Dica nº 5 – Tire um dia de descanso

Pode não parecer, mas querer estudar até o último minuto até o momento do exame pode ser prejudicial. Não pelo conteúdo que está aprendendo, mas para a sua saúde mental, o clima de estresse e pressão que se inicializou no momento em que começou a estudar, não pode ir até o momento que você chega para realizar o exame.

Por isso recomendamos que, um dia antes do exame, relaxe! Não vai ser em um dia que você vai aprender o que não aprendeu em todo o período de estudos, então tire este dia de folga dos estudos. Isto vai fazer com que você chegue para o exame um pouco menos estressado e, neste momento, qualquer atitude que te ajude para passar no exame é importantíssima!

Seguir as dicas acima não te torna um certificado ANBIMA, mas te ajuda, e muito, em um dos momentos mais importantes da sua carreira profissional.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?