CPA-10 ou CPA-20: qual certificação optar?

Como foi abordado no último post, hoje vamos falar um pouco das certificações ANBIMA CPA-10 e CPA-20, quais as diferenças entre elas e se você deve buscar se certificar nas duas ou poderá pular de etapa e ir direto à CPA-20.

Já sabemos que a CPA-10 é o pontapé inicial para qualquer bancário, ela é o primeiro degrau da escada de uma carreira nessa área, é através dessa certificação que as instituições financeiras saberão se você possui o conhecimento básico para estar lá dentro.

“Ok! Então a primeira coisa que eu tenho que fazer é prestar o exame da CPA-10?”

Não necessariamente, vamos pensar juntos. Se todos que querem entrar na vida de bancário precisam ter no mínimo a CPA-10, isso quer dizer que, a partir do momento que você consegue entrar na instituição, você estará no primeiro degrau, ao lado de todos que entraram agora e, se olhar para baixo nessa escada, não terá ninguém, apenas acima de você.

“Então a CPA-10 é ultrapassada e devo buscar me certificar direto na CPA-20?”

Novamente, não necessariamente. A CPA-20 irá sim fazer que, quando entrar em uma instituição financeira, se diferencie daqueles que possuem apenas a CPA-10, por se tratar de uma certificação feita para aqueles que irão oferecer produtos de investimento para os clientes de alta renda.

Além disso, vale lembrar que, possuindo a certificação da CPA-20, automaticamente, está habilitado para exercer funções da CPA-10.

Porém…

Isso tem que ser pensado com calma, pois a CPA-20 se trata de um exame com um número maior de questões e de um conteúdo parecido com a CPA-10, contudo, mais aprofundado.

A escolha depende do momento que cada um está passando. Se seus superiores estão cobrando uma certificação sua ou se você acabou entrando na carreira bancária, mas não possui conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, comece buscando se certificar na CPA-10, pois você precisa tomar cuidado para, como diz o ditado, não dar um passo maior que a perna, já que a frustração, caso seja reprovado no exame, pode te atrapalhar, dependendo da maneira que você irá lidar com isso.

Mas se você já possui um certo conhecimento do mercado financeiro, tem tempo para a realização de um curso para prestar o exame da CPA-20 e, com isso, tem a condição de ir confiante realiza-lo, vai fundo! Busque sua certificação CPA-20.

É importante ressaltar que, independentemente da sua escolha, você estará subindo na escada da sua carreira, seu nível de conhecimento aumentará e, consequentemente, sua qualificação no mercado de trabalho seguirá essa subida. Então saiba compreender o momento que você está vivendo e faça sua escolha com sabedoria.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?