O que é ANBIMA?

Se você é um universitário da área de exatas e sonha em seguir carreira dentro de um banco renomado ou trabalha em uma cooperativa de crédito e quer não quer ficar estagnado na função que está exercendo hoje, você precisa saber o que é a ANBIMA e porque ela é tão necessária para a sua carreira.

ANBIMA é a sigla da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é responsável por definir uma série de boas práticas para as empresas desses setores, além de oferecer certificações para os profissionais das áreas.

Hoje, a ANBIMA é considerada uma das maiores entidades financeiras do país, tendo como associados mais de 340 instituições financeiras, as quais precisam seguir à risca todas as regras estabelecidas pela entidade.

 E QUAL É SEU PAPEL?

A ANBIMA tem como missão fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global, e busca isso operando em um modelo de atuação baseado em quatro compromissos:

  • Representar

Por representar uma grande quantidade de instituições financeiras, a ANBIMA tenta promover o diálogo entre todas essas empresas, com o intuito de melhorar o mercado.

  • Autorregular

E como é possível supervisionar todos esses associados?

Isso é possível porque há uma autorregulação da ANBIMA. E agora você deve estar se perguntando “Ok! Mas o que isso significa?”.

Significa que as próprias empresas determinam como devem ser os códigos de melhores práticas, juntamente com uma equipe técnica que supervisiona e orienta todos os associados.

  • Informar

Já que o conhecimento só traz crescimento, a ANBIMA trabalha ao máximo para formar uma base de dados sólida onde seja possível entregar informações relevantes ao mercado, buscando dar maior segurança e transparência.

  • Educar

Além de informar, a Associação empenha-se em manter um mercado forte através da formação de profissionais qualificados. Com esse comprometimento, a ANBIMA oferece os programas de certificação e educação continuada para colaboradores e investidores do setor.

São essas certificações a porta de entrada e a mola propulsora na sua carreira dentro do mercado financeiro, mas isso será tema para nosso próximo post, onde abordaremos cada uma das certificações ANBIMA e suas diferenças. Não Perca!!

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?